Blog do J Gomes

Blog do J Gomes
Na Marca da Exclusividade

domingo, 15 de março de 2015

MANOEL MOURA, um abnegado, um incansável...

ACEC Barnas 0 x 3 ABC FC
América FC 4 x 0 SC Santa Cruz
CE Força e Luz 1 x 3 Alecrim FC

Hoje domingo...


AC Corintians x ACD Potiguar

Globo FC x Palmeira FC

De acordo com os resultados já conhecidos do sábado, fundamentalmente com as vitórias do AFC e AFC - os dois vão para a final da Teça Cidade do Natal, que representa o primeira turno da competição doméstica, e com isso, claro a conquista já de uma das vagas para a Copa do Nordeste e Copa do Brasil do ano que vem...


Decepção...


O Globo FC pela estrutura, poder econômico e pela pré temporada realizada... Todos esperavam mais da equipe tanto no Estadual, como nas Copas do Brasil e do Nordeste, já desclassificada dessa última de forma precoce...


Já o outro projeto do empresário Marconi Barreto, que vem investindo em nosso futebol, que foi o resgate do CE Força e Luz, campeão da segunda divisão estadual para este ano, ainda não rendeu o suficiente dentro de campo, os resultados e os números não mentem, mas, se deve ressaltar que é um projeto de futuro.


O importante é que muitas oportunidades estão sendo dadas aos jovens, que são resgatados pelo projeto, e cabe aos responsáveis, saberem usar de seus conhecimentos e habilidades, para acolher os que realmente tem aptidão e técnica para o futebol...


Uma pergunta básica....


O que é fundamental no futebol: Um bom Técnico ou um bom Elenco?


Anderson Paraíba...


Eu não teria dispensado. Muito pelo contrário. O técnico fraco e sem visão de jogo ofensivo, já demitido Roberto Fonseca, não soube, não quis e nem teve a percepção de como aproveitar o bom jogador que foi desperdiçado no clube.


Era o mais lúcido quando escalado para a função que ele se especializou. A Criação de jogadas, a ofensividade do ataque, o drible desconcertante e a visão de jogo... Se não bastasse a burrice do fraco e demitido técnico ficou a reconhecida incapacidade da comissão do futebol, que aceitou o pedido de transferência para o futebol alagoano, feita pelo próprio jogador... Em breve teremos notícias do Anderson Paraíba, e aí quero ver nego tentando justificar mais um erro cometido...


Copa de Basquete do Nordeste...


ABC será representado pelo Basquete Potiguar... Já o América pela Faculdade Maurício de Nassau... O importante é que vamos ter clássico também  no Basquete, como deveria ser em várias outras modalidades esportivas... Que assim seja...


MANOEL MOURA... Simplesmente M O U R A do ABC...



Manoel MOURA - primeiro da esquerda de camisa AMARELA... 
ABC FC - SUB-15 CAMPEÃO 2013


Manoel Moura Comandando delegação Sub-20 do ABC FC



Manoel Moura depois de mais uma preleção no Túnel do Frsqueirão

Ex-craque, um abnegado ABCdista, um escravo do futebol... Dedica á décadas parte do seu tempo ao apoio incansável as Categorias de BASE do ABC FC.


Descobridor de vários nomes, grandes nomes, de verdeiros craques, uns ainda em atividades, outros que já deixaram a atividade futebolística e muitos que ainda serão descobertos pelo velho guerreiro, que muitas vezes sequer é valorizado e reconhecido como deveria ser...


Ontem, aqui na praia de ZUMBI mais uma vez ele provou e deu mais um exemplo de sua dedicação e amor pelas categorias de base do perverso mundo do futebol...


Eu estava abastecendo o "PAPA LÉGUAS" no Posto de Combustível em Rio do Fogo, quando aquele carro estaciona ao me lado e de dentro ouvi aquela voz amiga e irreconhecível... MANOEL MOURA... Bom dia Jota, tá indo pra onde? Respondi: até agora sem nada programado. Me siga, vamos ali em ZUMBI... Nem perguntei pra que e o por que, fui no embalo... Moura e sua digna ANINHA e eu ao lado do amigo BAL..


Ao chegarmos no CAMPO DA PORTUGUESA, (mal tratado, esquecido, barro duro, precisa de uma atenção do poder publico. EU vou falar com o prefeito Laerte Paiva, Pedro Paiva e a vereadora Josi, e, tenho certeza que vai melhorar muito, confio muito no trabalho de LAERTE e JOSI, aguardem) time bastante querido pela comunidade, me deparei com dezenas, quase centenas de jovens e adolescentes, todos uniformizados esperando ansiosamente pelo velho guerreiro. 


Arimatéia, um dos muitos que já foram descoberto pelo MOURA e, hoje dedicando-se também ao futebol amador e promovendo PENEIRÕES, estava a frente do projeto PENEIRÃO DO ABC em ZUMBI... 


Aí amigos, MOURA foi logo chamando todos para uma preleção digna de ser gravada, (muitas fotos e vídeos foram gravados, só que até agora não me enviaram como prometeram) pelo entusiasmo, sabedoria, humildade, conhecimento profundo, de cobranças, incentivos e estímulos para aquela garotada cuja expressão de ansiedade, esperança e FÉ transbordava na face de cada um, isso sem contar com a presença de pais e/ou responsáveis por muito deles que também nervosos acompanhavam tudo de muito perto...


Bola rolando, concentração total de Moura, que gentilmente me pediu pra ficar ao seu lado, num canto reservado, me lembro que ele chamou o Arimatéia e solicitou privacidade, "não quero meninos e nem pais deles aqui perto de mim e do Jota OK?" disse o Moura..


Depois de um certo tempo, acho que a primeira partida deve ter sido 30x30, ele olhou pra mim e perguntou: quem você indicaria aí, para a formação de uma seleção? 


AMIGOS, surpreso, olhei pra ele e disse: Moura minha opinião não deve ser muito levado em conta, diante de tão experiente descobridor de talentos como você, comecei a rir... 

De repetente ele olhou pra mim e disse, eu fiquei de olho em você também e lhe afirmo que os nomes que você rabiscou aí eu também rabisquei aqui em minhas anotações.


Me senti meio sem jeito, pelo habito de transmitir muitos jogo de futebol, realmente eu relacionei alguns nomes e para minha surpresa ele, claro, pela responsabilidade, além da coincidência dos nomes escolhidos, tinha listado mais alguns...

O que realmente me surpreendeu, foi a forma, o trato dele para com os garotos escolhidos - formou um time - escolheu onze - só que em um local isolado do campo, ao seu lado vi, ouvi e aprendi como um mestre procede numa hora de tanta ansiedade por parte dos jovens, que aquela altura, pelo simples fato de terem sido escolhidos para a seleção, o orgulho e a sensação que "agora vai dar certo" e a alegria incontida era visível aos olhos...


Garoto que atuou na meia ele colocou como dupla de zaga, pelo critério do Biotipo, altura, vigor e talento... Um camisa cinco, DIMAS, acho que é esse o nome, (sem exagero, um craque, pelo menos pra mim) e mais, uns quatro a cinco, todos obedecendo rigorosamente a data de nascimento, critério único absoluto para o projeto, ano 1996 (difícil de ser escolhido, tem que ser muito bom, a idade puni com rigor quem não foi descoberto antes) mas, a partir de 97, 98, 99 pra frente, o tratamento é diferenciado, uma verdadeira obra prima, pedra preciosa que deverá ser lapidada com carinho e especialmente, com os cuidados que nossas Leis Esportivas e da Infância e Adolescência impõem...


Não sei especificar quantos ESCOLHIDOS, para quais categorias da faixa etária, até mesmo pela ética e respeito ao velho amigo MOURA, seus escolhidos, deverão comparecer ao ABC FC, e, levados e apresentados pelo MOURA, se espera que esses garotos tenham todas as atenções do clube, sem contar que por esse trabalho árduo, sob forte sol praeiro, sem nenhuma exigência estrutural do clube, abdicando de ficar entre família e amigos, o amigo e irmão MOURA também tenha o devido reconhecimento...


Vivi um dos mais importante momento da vida... Uma lição de humildade, prazer, exemplo de vida me foi dada pelo amigo MOURA, a quem de publico quero enaltecer todo o seu valoroso trabalho de garimpo que ele produz, nos dando a certeza que com um pouco mais de reconhecimento e condições, muitos CRAQUES serão por ELE descoberto e, sem duvida nenhum, muitos não se perderão no mundo das drogas e da inércia do destino... 


Bom, depois de uma manha de sábado inteira sob forte sol, nada mais justo que uma GELA, com um belo churrasco oferecido pelos amigos, dentre eles o líder da Colônia de Pescadores, da FORÇA SINDICAL, Manoel Lourenço...


BOA SORTE AOS ESCOLHIDOS E AO ABC FC... MUITO OBRIGADO MOURA...


Nenhum comentário:

Postar um comentário