Blog do J Gomes

Blog do J Gomes
Na Marca da Exclusividade

quinta-feira, 28 de maio de 2015

FIFA, Contratações no ABC e AFC, Escândalos e Prisões...


Zé Mário segue em recuperação com os médicos do Internacional em Porto Alegre, depois que passou por uma cirurgia de quadril é a seguinte. O meia já está em processo de transição e deve voltar em 15 dias.

NEM...

Outro que também está em processo de recuperação é o volante Nen, ele sofreu rompimento de ligamentos do joelho e também passou por cirurgia, mas o caso dele é mais demorado, de cinco a seis meses.

STJD...

Maguinho agora depende do STJD para jogar sábado em Arapiraca contra o ASA AL pela terceira rodada da Série C. Na partida em Marabá ele foi expulso denunciado  no 254-A do CBJD, com pena de quatro a doze jogos de suspensão, o que seria uma preocupação a mais para o técnico Roberto Fernandes que também pode ser apenado pelo STJD com suspensão de uma a seis partidas. 

Adriano Pardal deve pegar a mínima de um jogo, que já cumpriu e não deve preocupar. Estão fora do jogo contra o ASA AL, os zagueiros Flávio Boaventura e Cléber. 

REFORÇO ALVIRRUBRO...



O América FC acertou a contratação do zagueiro Rafael Vítor,  (foto) de 21 anos,  que tem vínculo com o Atlético Mineiro e que estava no Tupi de Juiz de Fora, além de ter disputado a A2 do Paulista pelo Novorizontino.

CONTINUA PRESO...

O zagueiro Thiago Potiguar, que disputou parte do Estadual pelo Palmeira FC de Goianinha, continua preso no CD do bairro Potengi, acusado de participação  em um assalto a um casal de policiais civis na praia de Barreta.

Thiago Potiguar esta recolhido á disposição da Justiça desde 21 de março, depois da partida entre Palmeira x ACEC Baraúnas. O inquérito já foi remetido para a Justiça

ABC FC DEFINIDO?


Gilmar Dal Pozzo vem trabalhando para o jogo de amanha, sexta-feira contra o Santa Cruz no Arruda, pela 4ª rodada da Série B e o time formou com: 

Saulo 
Reginaldo, Suelinton, Leandro Amaro e Lima; 
Fábio Bahia, Dedé, Erivelton e Ronaldo Mendes; 
Fabinho Alves e Kayke.


ESCÂNDALO DA FIFA...

Sete dirigentes da Fifa foram presos na Suíça na manhã de ontem  após serem acusados por suspeitas de corrupção envolvendo um montante de até US$ 150 milhões.

Horas depois, autoridades suíças anunciaram que fariam sua própria investigação sobre o processo de escolha dos países-sede das Copas de 2018 (Catar) e 2022 (Rússia). A polícia suíça entrou na sede da Fifa, em Zurique, e apreendeu provas eletrônicas.

A Fifa é o órgão responsável pelo futebol mundial. Nos últimos anos, sofreu acusações de corrupção, particularmente no processo de escolha da sede do Mundial de 2022 – o vencedor foi o Catar.

Em dezembro de 2014, a Fifa decidiu não divulgar sua própria investigação de corrupção – que, segundo a entidade, disse que o processo de escolha foi isento. O autor do relatório, o americano Michael Garcia, renunciou ao cargo.

A Copa do Mundo gera bilhões de dólares em receita. As prisões e a investigação lançam dúvida sobre a transparência e honestidade do processo de escolha nos últimos torneios.

Como o Brasil aparece na investigação?

Três brasileiros estão implicados no esquema de corrupção, de acordo com o departamento de Justiça dos EUA. Um dele é o ex-presidente da CBF José Maria Marin – a nota do Departamento de Justiça não detalha as suspeitas contra ele.

A Justiça americana diz que José Hawilla, dono da Traffic Group, maior agência de marketing esportivo da América Latina, confessou os crimes. A Traffic é dona de direitos de transmissão, patrocínio e promoção de eventos esportivos e jogadores, além de empresas de comunicação no Brasil.

O terceiro brasileiro investigado pelo FBI é José Lazaro Margulies, proprietário das empresas Valente Corp. e Somerton Ltd., ambas ligadas a transmissões esportivas.

A nota divulgada pela justiça norte-americana afirma ainda que investiga suposto pagamento e recebimento de suborno em um patrocínio “da CBF para uma grande empresa de roupas esportivas dos EUA”.

A Justiça americana também cita a Copa do Brasil, organizada pela CBF, como uma das competições em que poderia ter havido corrupção na negociação de direitos de transmissão e marketing. A Copa do Mundo de 2014, realizada no Brasil, não é citada especificamente no documento.

Como funcionaria o esquema?

A denúncia afirma que, de 1991 até o momento, autoridades da Fifa se envolveram em vários crimes, incluindo fraude, subornos e lavagem de dinheiro. A Justiça afirma que duas gerações de dirigentes usaram suas posições para fazer parcerias com executivos de marketing esportivo que impediam outros de ter acesso a contratos e mantinham os negócios para eles por meio do pagamento de propinas.

A maior parte dos esquemas, de acordo com o departamento de Justiça, envolve recebimento de propina de executivos de marketing para comercialização de direitos de mídia e marketing de diversas competições esportivas – entre eles Copa América, Libertadores e Copa do Brasil.

Por que eles foram presos?

O FBI está investigando a Fifa há três anos. As investigações tiveram início por causa do processo de escolha dos países sedes das copas de 2018 e 2022 (Rússia e Catar), mas foi expandida para analisar os acordos da Fifa nos últimos 20 anos.

A acusação do Departamento de Justiça dos EUA diz que a corrupção era planejada nos EUA, mesmo quando era efetuada em outros locais. O uso de bancos americanos para transferir dinheiro é uma peça-chave da investigação.

Por que a Suíça?

É a sede da Fifa – o registro da entidade como instituição de caridade faz com que pague taxas pequenas.
A Suíça é conhecida como um país onde empresas pouco transparentes são bem-vindas, principalmente em relação a taxas. Mas seu acordo de extradição com os EUA é claro: pessoas envolvidas em crimes podem ser enviadas aos EUA.

Aparentemente, autoridades americanas aproveitaram  que o congresso anual da Fifa fez com que todos se reunissem em um país que não colocaria obstáculos à extradição.

Os suíços também parecem estar indo atrás da Fifa, com três investigações em curso – incluindo uma anunciada horas após as prisões, sobre a escolha das cidades-sede das próximas Copas.

As Copas da Rússia e do Catar serão feitas em outros países?

Isso é improvável, mas não impossível. A denúncia dos EUA aborda casos de corrupção no passado – a Copa de 2010 na África do Sul, por exemplo, é mencionada – mas não futuros. As investigações da Suíça devem ser mais frutíferas em relação a isso, mas seria preciso ter provas contundentes para fazer a eleição outra vez.

Mudar a Copa da Rússia seria difícil. Poucos países têm estádios, infraestrutura e dinheiro para sediar o evento com um prazo tão curto. A melhor opção seria a Alemanha, que sediou a Copa de 2006.

O Catar é bem mais vulnerável e foi inundado com denúncias e alegações de corrupção desde que foi escolhido como sede. Mas, mesmo depois de ter visto vários escândalos de corrupção, uma mudança inédita de um torneio de verão para inverno e um escândalo sobre mortes de trabalhadores migrantes, há chances de que eles ainda sediem a competição de futebol mais importante do mundo.

BBC Brasil

REFORÇO ALVINEGRO...


O ABC FC confirma a  contratação do zagueiro  Leonardo Luiz (foto) que estava no XV de Piracicaba SP e que tem passagens pelo Criciúma SC, Náutico PE, Fluminense RJ, e Volta Redonda RJ. 

IGOR JULIÃO...

Igor Julião está liberado para atuar

Quem deverá ter sua primeira oportunidade no ABC FC é o lateral Igor Julião. Como o titular Reginaldo está machucado o reserva imediato quer aproveitar a oportunidade.

Igor Julião foi contratado ao Fluminense RJ e ainda não teve nenhuma oportunidade na equipe principal.
Como o novo técnico do alvinegro Gilmar Dal Pozzo fará a sua estreia no jogo desta sexta-feira contra o Santa Cruz a atuação de Igor Julião pode ser decisiva para que ele possa se manter como titular nos próximos jogos.

ATACANTE CONTRATADO...

Edno

Edno, deve se apresentar ao ABC FC na próxima segunda feira...


Nenhum comentário:

Postar um comentário